Mundo

World Trade Center reabre para negócios; veja curiosidades sobre a torre

Novo prédio tem 541 metros de altura e recebe a editora Condé Nast nesta segunda-feira (3/11)

Thaís Cunha
postado em 03/11/2014 15:00
Exatos 4.801 dias depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, o novo World Trade Center reabriu para negócios nesta segunda-feira (3/11). Antes, o prédio histórico de Manhattan era visitado por turistas, em memória das vítimas do atentado de 2001. Nesta segunda, algumas empresas já começam a se mudar para o edifício, incluindo a editora Condé Nast, responsável por publicações norte-americanas importantes, como a Vogue e a New Yorker.

As antigas torres gêmeas agora são um complexo de quatro prédios, o maior deles com 541 metros de altura e reforços de segurança que o tornam o "mais seguro do mundo", de acordo com a autoridade portuária de Nova York e New Jersey, órgão responsável pelas novas torres. O primeiro dos quatro edifícios havia sido inaugurado em novembro do ano passado.

Novo World Trade Center tem 105 andares

Em 2015, o público também poderá visitar um observatório instalado entre o 100; e 102; andar. O novo WTC inclui ainda um museu e memorial, um centro de transporte público, cerca de 550 mil m2 de espaço para lojas e um centro de artes.

O prédio já estava 60% arrendado ainda na inauguração do primeiro dos edifícios. O principal grupo que se muda nesta segundo é a Condé Nast, com 170 empresas em cinco andares, com 3,4 mil funcionários, incluindo a editora Anna Wintour, da revista Vogue. Para o próximo ano, a empresa espera instalar outros 3 mil empregados no edifício.

A revista Vogue, publicação chefiada por Anna Wintour se mudou hoje para o World Trade Center

Cerca de 7,4 mil m; estão reservados para a agência de publicidade Kids Creative, o operador de estádios Legends Hospitality, a consultoria de investimentos BMB e uma fornecedora de escritórios, a Servcorp.


7 coisas que você provavelmente não sabia sobre o novo World Trade Center

1. O prédio ficou em construção por oito anos e custou US$ 3,9 bilhões (cerca de RS 9,6 bilhões)

2. Os elevadores do World Trade Center serão os mais rápidos das Américas: 610 metros por minuto (36.58 km/h)

3. O mirante aberto para os turistas terá vista para a Estátua da Liberdade, para o Oceano Atlântico e para as cidades vizinhas New Jersey e Connecticut

4. A torre agora tem uma base à prova de bombas e as calçadas ao redor do prédio também foram reforçadas.

5. As escadas também receberam um tratamento especial ; têm o próprio suporte de ar para combater a falta de oxigênio em caso de incêndio incêndio, além exaustores, ventiladores e antena de comunicação.

6. O prédio de vidro poderia parecer frágil, mas é feito de material ultraresistente a explosões. Ele também permite a entrada de luz natural e contribui para economia de energia.

7. Com 105 andares, a nova torre é a mais alta de todo os Estados Unidos, superando o famoso Chicago Willis Tower, o antigo maior prédio da América.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação