Mundo

Rússia quer se mostrar como 'grande potência', diz comandante da Otan

"Minha opinião é que estão nos mandando uma mensagem. Estão nos dizendo que são uma grande potência", afirmou o comandante das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), general Philip Breedlove

Agência France-Presse
postado em 03/11/2014 15:42
Washington - Os recentes voos militares russos no espaço aéreo europeu foram feitos para demonstrar ao Ocidente que o país é uma "grande potência" - disse o comandante das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), general Philip Breedlove, nesta segunda-feira (3/11).

Embora tenha sido registrado um aumento da atividade aérea russa sobre a Europa em 2013, na semana passada foi a primeira vez que Moscou mandou aviões de guerra em grande quantidade, afirmou Breedlove, em conversa com os jornalistas.

"Minha opinião é que estão nos mandando uma mensagem. Estão nos dizendo que são uma grande potência", completou. Para o general, Moscou quer mostrar que pode exercer uma influência nos cálculos da Aliança.

Na semana passada, a Otan relatou uma série de voos russos sobre o mar Báltico, o mar do Norte e o oceano Atlântico. Todos aconteceram no espaço aéreo internacional e nas imediações dos países-membros da Aliança.



[SAIBAMAIS]Essa atividade aérea se segue à intervenção militar da Rússia na Ucrânia, que a Otan condenou, classificando-a como a mais séria ameaça de segurança transatlântica desde a Guerra Fria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação