Mundo

Iraniana condenada à prisão por jogo de vôlei faz nova greve de fome

A jovem foi condenada a um ano de prisão por ter tentado assistir um jogo junto a outras mulheres

Agência France-Presse
postado em 03/11/2014 21:39
Londres - A jovem britânica de origem iraniana Ghoncheh Ghavami, condenada a um ano de prisão por ter tentado assistir a uma partida de vôlei masculino em Teerã, iniciou uma nova greve de fome, anunciou nesta segunda-feira à noite a BBC.

Ghoncheh Ghavami, de 25 anos - formada em Direito em Londres -, protesta contra "o que chama de detenção ilegal", disse sua mãe à BBC.

A jovem foi condenada a um ano de prisão por ter tentado assistir junto com outras mulheres a um jogo de vôlei entre Irã e Itália em Teerã no dia 20 de junho, declarou seu advogado à imprensa iraniana.

[SAIBAMAIS]Após tentar entrar no ginásio, ela passou apenas algumas horas detida, mas foi novamente presa alguns dias depois quando voltava para recuperar seus pertences na delegacia.

As mulheres não podem assistir às partidas de vôlei e de futebol no Irã, sob o pretexto oficial de protegê-las dos comportamentos obscenos dos torcedores. O procurador não confirmou sua sentença, de acordo com a BBC.

Leia mais notícias em Mundo


Ghavami já tinha feito uma greve de fome de duas semanas em outubro para protestar contra a sua detenção e contra a inexistência de julgamento, segundo a página no Facebook (Free Ghoncheh Ghavami), na qual a sua família e seus amigos lançaram uma campanha para obter sua libertação.

Ghoncheh Ghavami foi acusada de propaganda contra o regime, uma acusação usada com frequência pela justiça iraniana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação