Agência France-Presse
postado em 04/11/2014 15:52
Kano - Supostos membros do grupo islamita armado Boko Haram atacaram nesta terça-feira uma cidade no nordeste da Nigéria, onde vários edifícios, incluindo a delegacia de polícia, foram destruídos, de acordo com testemunhas.Os agressores entraram em confronto com soldados em um posto de controle nos arredores da cidade de Nafada, no estado de Gombe, no início da tarde antes de entrarem na localidade. "Eles chegaram em grande número em veículos e motocicletas, gritando Allahu Akbar", relatou à AFP Abubakar Galda, morador de Nafada.
De acordo com testemunhas, as forças de segurança que guardavam a estrada de acesso à cidade, foram rendidas facilmente pelos rebeldes. Nenhum oficial da polícia quis comentar o ataque.
Uma vez em Nafada, os homens armados "explodiram a delegacia com foguetes", segundo relatos de Galda. De acordo com outro morador, Awwalu Ibrahim, a sede local do Partido Democrático do Povo (PDP, no poder) também foi destruída. E várias testemunhas disseram que viram os agressores roubando um banco.
Nafada fica próxima ao estado de Yobe, um dos três estados do nordeste da Nigéria onde se concentra a insurgência islâmica que já matou mais de 10 mil pessoas nos últimos cinco anos. Este novo ataque não foi reivindicado pelo Boko Haram.
Na semana passada, um atentado triplo atingiu uma rodoviária em Gombe, capital deste estado, matando pelo menos oito pessoas. A nova onda de violência ocorre apenas alguns dias após o lançamento de um novo vídeo Boko Haram, obtido pela AFP na sexta-feira, em que Abubakar Shekau, líder do grupo islâmico, anuncia o casamento forçado das 219 estudantes sequestrados na região em abril acabando com a esperança de ver as jovens libertadas. Ele descartou qualquer negociação com o governo nigeriano em vista de um cessar-fogo.