Agência France-Presse
postado em 04/11/2014 17:54
Nova York - Argentina recorreu contra a declaração de desacato feita pelo juiz federal americano Thomas Griesa no caso que enfrenta contra os fundos especulativos por sua dívida soberana, aponta um documento apresentado por seus advogados nesta segunda-feira (4/11) no tribunal de Nova York.A apelação da Argentina, apresentada no tribunal conduzido por Griesa, foi transmitida nesta terça-feira (4/11) no Tribunal de Apelações do sul de Manhattan, constatou a AFP.
Griesa declarou a Argentina em "desacato" em uma audiência no dia 29 de setembro argumentando que o país tomou "medidas ilegais" para driblar a sentença desfavorável no caso contra os fundos especulativos, que ganharam um processo pelos títulos que não foram pagos desde 2011. De acordo com a sentença, os fundos devem receber 1,33 bilhão de dólares.
O juiz decidiu não adotar sanções, suspendendo a segunda parte da demanda dos fundos, que pediram uma multa diária de 50.000 dólares até que a Argentina cumprisse suas decisões.
Griesa mantém bloqueado no Bank of New York (BoNY) um depósito de 539 milhões de dólares feito pela Argentina aos credores dos títulos reestruturados sob legislação americana, medida com a qual o juiz pretende fazer cumprir sua decisão que estabelece um tratamento equitativo a todos os credores.
Esta situação levou a Argentina a uma moratória parcial sobre sua dívida no dia 30 de julho, que o governo da presidente Cristina Kirchner tentou evitar através de uma lei, aprovada pelo Congresso, para transferir a sede de pagamento dos títulos reestruturados para Buenos Aires ou outro lugar fora dos Estados Unidos.