postado em 05/11/2014 15:34
Vários australianos ficaram comovidos quando souberam da história de Elizabeth ;Elle; Edmunds. Ela contou para todos que tinha um câncer no ovário e que, em setembro deste ano, a doença teria se espalhado para os pulmões e, por isso, ela só teria mais três anos de vida. Elle arrecadou milhares de dólares até todos descobrirem que a história não passava de uma farsa.A história provocou o envolvimento de vários internautas nas redes sociais. Jessica McKay, que só tinha contato com a falsa paciente via Facebook, criou uma página para arrecadar fundos para o tratamento, a Help for Elle. "Quando vi a história dela, só queria ajudar", lamentou, em entrevista ao site BuzzFeed.
A página no Facebook, que divulgava ações beneficentes e atualizações sobre o tratamento da mulher, teve as publicações apagadas e a revelação provocou a revolta de quem se emocionou com a história de Elle. "Alguém pode me dizer para onde o dinheiro foi doado?", questiona um dos seguidores da página.
A campanha era intensa: envolvia eventos beneficentes, venda de cupcakes para arrecadar fundos e campanhas em sites especializados em doações. No fim, a administradora da página fez um post de despedida. "Tomara que, nos próximos dias, todos vejam como ela é uma pessoa má."
Aparentemente, até o marido de Ellen foi enganado pela história. Ele postou no Facebook:
"O que um homem deve fazer quando descobre que sua mulher precisa de mais ajuda do que você acreditava, quando policiais a levam embora e me falam que ela não tem câncer. Meu deus, sou tão bobo, me sinto estúpido, quero me bater".