Mundo

Combustível usado no reator 4 de Fukushima é quase todo retirado

Estas operações são passos necessários para o desmantelamento deste reator, um dos seis da central, que ficou semidestruída pelo tsunami de 11 de março de 2011

Agência France-Presse
postado em 05/11/2014 16:00
Tóquio- O combustível nuclear usado que estava na piscina de desativação do reator número 4 da usina acidentada de Fukushima, no Japão, foi quase todo retirado, segundo os dados mais recentes da empresa Tokyo Electric Power (Tepco).

Nesta terça-feira (4/11), só restavam 11 barras de combustível usado das 1.331 que ocupavam a piscina, cujos contornos sofreram fortes danos por explosões de hidrogênio.

Destas 11, pelo menos 3 se encontram em mau estado, razão pela qual, por prudência, a Tepco destacou que "começará a retirá-las assim que forem terminados os preparativos" necessários.



Inicialmente, no início destas operações, em novembro de 2013, a Tepco tinha informado que esta fase dos trabalhos seria concluída em cerca de um ano.

Estas operações são passos necessários para o desmantelamento deste reator, um dos seis da central, que ficou semidestruída pelo tsunami de 11 de março de 2011, um trabalho gigantesco com previsão para durar, no mínimo, 40 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação