Jornal Correio Braziliense

Mundo

Capital dos EUA, Oregon e Alasca aprovam uso recreativo da maconha

O uso recreativo da erva em Washington D.C. será limitado a adultos maiores de 21 anos, liberados a usar até 56 gramas e a compartilhar entre si até 25 gramas, podendo cultivar no máximo seis mudas da cannabis



As medidas votadas em Oregon e Alasca são mais específicas e incluem a comercialização e a taxação sobre a venda da droga. Em Oregon, 54% dos eleitores decidiram pela legalização. Nela, maiores de 21 anos poderão consumir até 226 gramas da droga e plantar até quatro mudas. A medida taxaria a venda em US$ 35 a cada 28 gramas, e o dinheiro seria investido em programas de fiscalização e educação. No Alasca, 52% aprovaram que maiores de 21 anos estejam liberados a consumir até 28 gramas, ao custo de US$ 50, e a cultivar até seis plantas.

Uso medicinal


Nestas eleições, a população da Flórida votou sobre o uso medicinal da erva, mas o plebiscito foi rejeitado pela maioria. Se a medida fosse aprovada, a Flórida se tornaria o primeiro estado da região sul e o 24; em todo o país a permitir o uso para fins terapêuticos.