Mundo

Dezenas de civis são massacrados na República Centro-Africana, diz Anistia

A Anistia Internacional pede que a força da ONU adote 'medidas mais firmes' para proteger a população

Agência France-Presse
postado em 05/11/2014 22:14
Bangui - Dezenas de civis foram massacrados nas últimas semanas na República Centro-Africana, afirmou nesta quarta-feira (5/11) a Anistia Internacional, que pede que a força da ONU adote "medidas mais firmes" para proteger a população.

"Apesar de uma nova missão de manutenção de paz das Nações Unidas (Minusca) no dia 15 de setembro, dezenas de civis, entre eles várias crianças, morreram e milhares tiveram que fugir nas últimas semanas", declarou a ONG em um comunicado.

No centro do país, as pessoas "pagam um preço alto, particularmente por causa do crescente conflito entre diferentes grupos armados", afirmou a Anistia Internacional.

Se enfrentam na República Centro-Africana a ex-guerrilha rebelde Seleka, de maioria muçulmana (no poder de março de 2013 a janeiro de 2014), as milícias anti-balaka, basicamente cristãs, e os nômades peuls, também muçulmanos.

"A situação é extremamente explosiva e perigosa e todas as partes envolvidas no conflito violentam sistematicamente os civis suspeitos de apoiar seus adversários", disse a Anistia.


Diversos testemunhos colhidos pela Anistia Internacional denunciam a extrema violência dos ataques contra os civis.

No dia 10 de outubro, um ataque dos Seleka em Dekoa (260 km a nordeste de Bangui, capital do país) resultou na morte de 14 pessoas, entre elas três mulheres e quatro crianças.

Outro ataque, este protagonizado pelos anti-balaka, ocorreu no início de outubro em Bambari (380 km a noroeste de Bangui). Na ocasião, sete muçulmanos foram esquartejados.

Milhares de pessoas têm fugido desse clima de terror, e a Minusca "deve tomar medidas mais firmes para proteger os civis", exigiu a Anistia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação