Mundo

Gorbachev anuncia que defenderá a política de Putin na Ucrânia

A declaração foi dada em um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, por ocasião das comemorações de 25 anos da queda do Muro de Berlim

Agência France-Presse
postado em 06/11/2014 10:06


Moscou -
O último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev, anunciou nesta quinta-feira que defenderá a gestão do presidente russo Vladimir Putin no conflito ucraniano em um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, por ocasião das comemorações de 25 anos da queda do Muro de Berlim.

"Defenderei com firmeza a Rússia e seu presidente Vladimir Putin no fórum político que acontecerá no domingo, à margem das celebrações em Berlim", disse Gorbachev à agência russa Interfax.

"Estou absolutamente convencido de que Putin defende atualmente os interesses da Rússia melhor do que ninguém. Com certeza há coisas em sua política que geram críticas, mas eu não vou fazer isto nem quero que outro faça", completou.

A Alemanha celebra no domingo os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Angela Merkel, Gorbachev, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, eo ex-líder do sindicato polonês Solidariedade, Lech Walesa, devem estar presentes.



O evento coincide com a crise mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria, a respeito do conflito ucraniano. "Estou totalmente convencido de que o problema da Ucrânia não é mais que um pretexto utilizado pelos Estados Unidos para interferir nos assuntos de outros países", completou o último dirigente da União Soviética (1985-1991).

Recentemente, vários ex-conselheiros de Gorbachev denunciaram a "traição" dos ocidentais após a queda do Muro, pelo não cumprimento da promessa de evitar a expansão da Otan até as proximidades das fronteiras da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação