Agência France-Presse
postado em 06/11/2014 12:38
Alunos do ensino secundário bloquearam nesta quinta-feira (6/11) 25 colégios de Paris como forma de protesto pela morte, em 26 de outubro, de um ecologista que participava em uma manifestação contra a construção de uma represa.Dos 200 estabelecimentos do ensino secundário de Paris, 25 foram bloqueados por várias horas durante a manhã, segundo as autoridades. Nenhum ato violento foi registrado.
Depois de bloquear as escolas, os alunos, acompanhados por alguns professores e estudantes universitários, caminharam até uma praça do centro de Paris e exibiram uma faixa com a frase "A polícia assassina, R.I.P. Rémi".
Rémi Fraisse, ecologista de 21 anos, foi morto na explosão de uma granada lançada por policiais durante uma manifestação no local onde está prevista a construção da represa de Sivens (sul da França).
[SAIBAMAIS]A represa, que será usada para irrigar terras agrícolas, é objeto de polêmica e protestos dos ecologistas, que denunciam a destruição de uma zona úmida.
A morte de Rémi é a primeira a ocorrer em uma manifestação reprimida pela polícia na França metropolitana desde 1986. O episódio causou comoção nacional e agravou a situação do governo socialista.