Agência France-Presse
postado em 08/11/2014 09:25
Jerusalém - As forças de segurança israelenses mataram neste sábado um árabe israelense que tentou impedir uma prisão, anunciou a polícia israelense.As cidades árabes israelenses se mantiveram até agora relativamente à margem das tensões na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa ocupada e anexada por Israel.
Jeir Hamdan, de 22 anos, tentou impedir a prisão de um amigo em Kfar Kana, no norte de Israel, ameaçando os oficiais com uma faca, o que os obrigou a abrir fogo.
[SAIBAMAIS]
As forças de segurança realizaram disparos de advertência antes de atirar diretamente contra ele, acrescentou a fonte. Hamdan morreu enquanto era levado para o hospital.
Cerca de 50 jovens levantaram barricadas neste sábado e atearam fogo a pneus na entrada do povoado, mas foram dispersados pela polícia. Segundo a rádio militar, os comerciantes de Kfar Kana iniciaram uma greve em sinal de protesto.
Os árabes israelenses são os descendentes dos 160.000 palestinos que ficaram em suas terras depois da criação do Estado de Israel em 1948. São mais de 1,4 milhão, ou seja, 20% da população israelense.