Mundo

Obama anuncia nova secretária de Justiça, 1ª afro-americana no cargo

A nomeação de Lynch, de 55 anos, deve ser ratificada pelo Senado

Agência France-Presse
postado em 08/11/2014 18:51

A nomeação de Lynch, de 55 anos, deve ser ratificada pelo Senado

Washington - O presidente americano, Barack Obama, elogiou neste sábado, em uma cerimônia na Casa Branca, as qualidades de Loretta Lynch, primeira mulher negra a ser designada procuradora-geral nos Estados Unidos. O cargo equivale ao de ministra da Justiça.

[SAIBAMAIS]"É difícil estar mais bem qualificada para o cargo do que Loretta", declarou Obama.

"Durante seus 30 anos de carreira como advogada independente, ela dirigiu, em duas ocasiões, uma das mais importantes procuradorias dos Estados Unidos, em Nova York (...), lutando com garra contra o terrorismo, a fraude financeira e a cibercriminalidade, ao mesmo tempo em que defendeu, com vigor, os direitos civis", completou o presidente.

Leia mais notícias em Mundo


O anúncio da designação foi feito pela Casa Branca, na sexta-feira à noite.

"O Departamento de Justiça é o único departamento que leva o nome de um ideal", afirmou Loretta Lynch, que disse estar "encantada e, sinceramente, cheia de humildade, para dirigir um grupo de pessoas maravilhosas que, todos os dias, trabalham duramente para transformar esse ideal em realidade".

Obama também agradeceu a Eric Holder, primeiro negro a assumir o cargo de procurador-geral. Nomeado em 2008, Holder havia anunciado em setembro passado sua intenção de deixar o posto.

A nomeação de Lynch, de 55 anos, deve ser ratificada pelo Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação