Agência France-Presse
postado em 09/11/2014 18:20
Barcelona - Quase dois milhões de pessoas já compareceram às urnas até as 15h deste domingo (no horário de Brasília), na consulta simbólica pela independência da Catalunha, a menos de duas horas para o fechamento das seções eleitorais - informou a vice-presidente do governo regional, Joana Ortega.Apesar da suspensão decretada pelo Tribunal Constitucional e de ser uma votação sem validade jurídica, sem censo prévio e sem junta eleitoral, 1.977.531 catalães foram votar até o momento, disse Joana à imprensa.
[SAIBAMAIS]
Sem censo prévio, não existe um percentual de participação previsto. Segundo números divulgados anteriormente pelo governo regional, porém, cerca de 5,4 milhões de catalães maiores de 16 anos e alguns cidadãos estrangeiros - de uma população total de 7,5 milhões - poderão participar do processo.
Os catalães que vivem fora do país também poderão votar em delegações internacionais do governo regional, que permitirá o voto por mais 15 dias, até 25 de novembro.
Leia mais notícias em Mundo
Arriscando-se a ser processado por "desobediência civil", ao organizar uma votação suspensa pelo Tribunal Constitucional a pedido de Madri, o presidente regional, Artur Mas, tenta reforçar sua posição frente ao governo conservador de Mariano Rajoy para conseguir realizar um referendo oficial.