Mundo

Bashar al-Assad estudará plano sobre congelamento de combates em Allepo

"Ele considerou que a proposta merece ser estudada e está tentando trabalhar para (...) restabelecer a segurança em Aleppo", diz o texto

Agência France-Presse
postado em 10/11/2014 11:47
Damasco - O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira (10/11) que está pronto para "estudar" um plano da ONU que propõe o "congelamento" dos combates em Aleppo, a segunda cidade da Síria, de acordo com um comunicado da presidência.

"O presidente Assad foi informado por (Staffan) de Mistura", o enviado da ONU para a Síria, "dos principais pontos de sua iniciativa visando o congelamento dos combates na cidade de Aleppo", indica o comunicado, divulgado após uma reunião em Damasco entre os dois homens.

"Ele considerou que a proposta merece ser estudada e está tentando trabalhar para (...) restabelecer a segurança em Aleppo", continua o texto. O chefe de Estado ressaltou "a importância da cidade de Aleppo", cujas áreas sob controle rebelde são alvos de bombardeios quase diários.

De Mistura expressou, por sua vez, sua determinação em continuar o seu trabalho com todas as partes para superar os obstáculos e alcançar a estabilidade e a segurança na Síria, informou a agência de notícias Sana.

Em 30 de outubro, o enviado havia proposto estabelecer zonas do cessar-fogo para permitir a entrega de ajuda humanitária neste país dilacerado por quase quatro anos de guerra.

Ele havia considerado Aleppo, metrópole do norte e antiga capital econômica do país, "um bom candidato" para esse tipo de zona. A cidade está dividida desde julho 2012 entre bairros leais ao regime e setores controlados pelos rebeldes.



Desde o final de 2013, a força aérea do presidente Bashar al-Assad lança barris de explosivos nas áreas rebeldes, apesar de uma resolução da ONU condenando a prática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação