Agência France-Presse
postado em 10/11/2014 20:21
Washington - Os Estados Unidos enviaram cerca de 50 militares à província iraquiana de Anbar, no oeste do país, para apoiar o combate aos jihadistas do grupo Estado Islâmico e preparar o terreno para a chegada de um contingente maior, nas próximas semanas, informou o Pentágono nesta segunda-feira."Posso confirmar que, aproximadamente, 50 militares americanos estão na base aérea de Al Assad para avaliar as instalações e aconselhar e assistir as forças de segurança iraquianas" que enfrentam os jihadistas do Estado Islâmico (EI), disse a comandante Elissa Smith.
"As forças americanas não estão armando as tribos na região (de Anbar), isto é atribuição do governo do Iraque e do FSI", disse a porta-voz, citando as forças de segurança iraquianas.
A decisão foi tomada após o presidente Barack Obama anunciar, na semana passada, planos para duplicar o número de militares americanos no Iraque, com o envio de mais 1.500 homens, incluindo assessores e pessoal de treinamento para Anbar.
Algumas zonas da província de Anbar, majoritariamente sunita, se converteram em bastiões do Estado Islâmico e as forças iraquianas têm batido em retirada em direção à base aérea de Assad.
A base foi um centro de operações das tropas americanas durante a ocupação do Iraque, entre 2003 e 2011.