Agência France-Presse
postado em 10/11/2014 21:53
Londres - Rússia e Ocidente tiveram cerca de 40 incidentes sérios de tráfego nos últimos meses, incluindo uma colisão iminente evitada entre um avião de passageiros escandinavo e um aparelho de reconhecimento russo, revela um relatório publicado nesta segunda-feira (10/11), em Londres."Estes eventos fazem parte de um conjunto muito inquietante de violações do espaço aéreo, intervenções de emergência, choques em pleno ar evitados no último momento, aproximações no mar e outras ações perigosas de modo regular e em uma zona muito ampla", destaca o relatório do European Leadership Network (ELN).
Esta organização, que reúne antigos dirigentes europeus, está sediada em Londres.
A Otan informou recentemente ter identificado mais de 100 aviões militares russos no espaço aéreo europeu desde o início do ano, algo três vezes superior ao registrado em 2013, e a maioria dos casos ocorreu sobre o Báltico.
Entre os incidentes mais graves revelados pelo relatório do ELN está a quase colisão de um voo da companhia escandinava SAS que seguia de Copenhague para Roma com 132 passageiros a bordo com um avião de reconhecimento russo que não comunicou sua posição.
O incidente ocorreu 50 milhas a sudeste da cidade sueca de Malmoe. "Apenas a boa visibilidade e a atenção dos pilotos do avião comercial evitaram a colisão", destaca o relatório.
Segundo a imprensa escandinava, os dois aviões passaram a menos de 90 metros um do outro, e os controladores aéreos dinamarqueses avisaram os pilotos sobre a presença do aparelho russo, identificado no radar.