Agência France-Presse
postado em 12/11/2014 11:22
Teerã - A televisão estatal iraniana exibiu nesta quarta-feira (12/11) imagens do voo de um dispositivo apresentado como uma réplica de um drone americano capturado em 2011.Na sequência de cerca de 30 segundos, exibida pouco antes do jornal do meio-dia, pode-se ver um dispositivo triangular em voo, filmado a partir do solo e de um helicóptero.
Uma autoridade da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime, havia anunciado na segunda-feira que o dispositivo, copiado por engenheiros iranianos, tinha sido testado com sucesso recentemente.
O Irã capturou em dezembro de 2011 um drone RQ-170 Sentinel, que havia entrado em seu espaço aéreo para realizar, de acordo com a imprensa americana, uma missão de espionagem das instalações nucleares do país.
Teerã afirma ter conseguido assumir o controle deste aparelho ultrassofisticado para forçá-lo a pousar no deserto, onde foi recuperado quase intacto, enquanto Washington explica ter o perdido como resultado de uma pane mecânica.
O RQ-170 Sentinel é um drone de observação de longo alcance, cuja existência foi revelada em 2010 pela Força Aérea dos Estados Unidos.
A réplica iraniana "é mais leve, mais rápida e consome menos combustível" do que a original, disse à TV o general Amir Ali Hajizadeh, chefe da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária.
Irã planeja construir até março de 2015 outros três modelos deste dispositivo, cujo nome será escolhido pelos próprios iranianos em um concurso, acrescentou.
O Irã desenvolveu nos últimos anos um grande programa de mísseis balísticos, apesar das sanções da ONU, e um outro para a produção de diferentes tipos de drones, incluindo aparelhos de ataque. O primeiro avião não tripulado produzido pelo Irã foi revelado em agosto de 2010.
Teerã afirma que sua doutrina militar é defensiva, mas os Estados Unidos, cuja Quinta Frota com base no Bahrein cruza as águas do Golfo, expressaram repetidamente sua preocupação com esses dois programas.