Mundo

Tailândia proíbe livro sobre a monarquia considerado "difamatório"

"A Kingdom in Crisis" (Um reino em crise), lançado em outubro por uma editora britânica, comenta a crise atual, o tabu da sucessão real e a luta pela democracia

Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 09:49
Bangcoc- O governo da Tailândia proibiu a venda e distribuição de um livro escrito por um jornalista britânico sobre a política do país, que as autoridades consideram "difamatório" para a monarquia.

"O livro coloca em perigo a segurança nacional, a paz e a ordem pública", afirma um comunicado assinado por Somyot Poompanmung, chefe da polícia nacional. "De acordo com a lei de 2007 sobre as publicações, fica proibido importar o livro para distribuição no país", completa a nota.

A violação da proibição pode resultar em uma pena de três anos de prisão e multa de 60.000 bahts (1.500 euros). "A Kingdom in Crisis" (Um reino em crise), escrito por Andrew MacGregor Marshall, que foi correspondente na Tailândia, lançado em outubro por uma editora britânica, comenta a crise atual, o tabu da sucessão real e a luta pela democracia.



O jornalista, que não mora mais na Tailândia, reagiu com ironia no Twitter: "Muito obrigado à polícia tailandesa por proibir meu livro", escreveu, antes de ressaltar que esta é uma "excelente publicidade".

Vários livros sobre a família real, incluindo uma biografia do rei com o título "The king never smiles" (O rei nunca sorri), do jornalista Paul Handley, já foram proibidos no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação