Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 09:53
Brisbane - A Austrália vigia quatro navios da Marinha russa que navegam perto da costa norte do país, informa um comunicado das Forças Armadas australianas. "As Forças Armadas vigiam os navios russos que navegam em águas internacionais para o norte da Austrália", afirma um comunicado.
Os navios são um cruzeiro "fortemente armado", um destróier, um rebocador e um navio de reabastecimento, segundo o comunicado. Para os analistas, a presença de navios russos é uma demonstração de força de Vladimir Putin às vésperas da reunião do G20, prevista para o fim de semana em Brisbane, Austrália.
O governo australiano protestou contra a presença de Putin na reunião de cúpula após a catástrofe aérea do voo MH17 da Malaysian Airlines, derrubado sobre o leste da Ucrânia, uma área sob controle dos separatistas pró-Rússia.
A queda da aeronave, provocada segundo os países ocidentais por um míssil russo disparado pelos separatistas, provocou a morte de 298 pessoas, incluindo 38 australianos.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbot, se comprometeu a abordar o assunto com Putin em Brisbane. Abbot e Putin já se encontraram esta semana durante a reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em Pequim.