Mundo

Papa Francisco comparecerá à reunião mundial da FAO sobre nutrição

Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, organizada 22 anos depois da primeira, em 1992, será realizada entre 19 a 21 de novembro

Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 18:34
Cidade do Vaticano - O papa Francisco participará da assembleia mundial sobre os desafios nutricionais do século XXI, prevista para 20 de novembro, na sede da FAO, em Roma, informaram nesta quinta-feira (13/11) fontes religiosas.

O evento contará com a presença de representantes de mais de 190 países, organismos da ONU, organizações intergovernamentais, membros da sociedade civil, fundações, empresas privadas e outros setores.

Além do papa, também vão participar a rainha Letizia da Espanha, o rei Letsie III de Lesoto, a primeira-ministra de Bangladesh Sheik Hasina, Melinda Gates e mais de 100 ministros da Agricultura, Saúde e representantes de outros setores.

A Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, organizada 22 anos depois da primeira, em 1992, será realizada entre 19 a 21 de novembro, também na capital italiana.

Ao término dos debates, os assistentes aprovarão a Declaração de Roma sobre a Nutrição, em que os países e organizadores se comprometem a respeitar estratégias e pontos importantes para combater a desnutrição e melhorar a qualidade dos alimentos sob o lema "Melhor nutrição, Melhor vida".
Segundo os organizadores, a cúpula foi convocada devido às mudanças significativas ocorridas na economia mundial, nos sistemas alimentícios e no estado nutricional das pessoas desde a primeira conferência, em 1992.

Cerca de 2 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população mundial em desenvolvimento, sofrem carência de alimentos, segundo dados da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Atualmente existem 200 milhões de pessoas subnutridas, número inferior ao de 20 anos atrás, mas 805 milhões de pessoas continuam passando fome, o que equivale a uma em cada 9 no mundo, de acordo com a entidade especializada da ONU.



[SAIBAMAIS]No ano passado, durante a Jornada Mundial de Alimentação, em 16 de outubro, o papa denunciou "o desperdício de alimentos" e a mentalidade dominante de considerar a fome como "um fato inevitável". "Paradoxalmente, em um momento em que a globalização permite conhecer as situações de necessidade no mundo e multiplicar as trocas e as relações humanas, parece aumentar a tendência do individualismo e da introspecção, o que leva a certa atitude de indiferença em relação a quem morre de fome ou sofre desnutrição, quase como se fosse um fato inevitável", escreveu o santo padre em uma mensagem enviada ao brasileiro José Graziano Silva, diretor da FAO.

Francisco será o quarto pontífice a visitar a sede central da organização. Antes dele, estiveram lá Paulo VI, em 1970, João Paulo II, em 1992, e Bento XVI, em 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação