Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 19:10
Bagdá - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) divulgou nesta quinta-feira (13/11) uma gravação de áudio atribuída a seu chefe, Abu Bakr al Bagdadi, alguns dias depois dos rumores indicando que ele havia sido ferido, ou morto, em um bombardeio da coalizão no Iraque.Na mensagem de 17 minutos, o homem que se apresenta como Bagdadi, não fala do suposto bombardeio, mas, sim, de acontecimentos ocorridos desde então. "Fiquem tranquilos, muçulmanos, porque o Estado de vocês vai bem", declara o homem da gravação.
A voz se parece com a de Bagdadi, mas sua identidade não foi confirmada por outra fonte, além do EI.
Na gravação, o suposto líder do EI declarou que a coalizão internacional liderada por Washington está fracassando em sua luta contra os jihadistas. "O movimento não se deterá e seguirá sua expansão", afirma, acrescentando que "o movimento dos mujahedines seguirá até alcançar Roma".
"E, logo, os judeus e os cruzados se verão obrigados a vir a campo e enviar suas tropas terrestres até a morte e a destruição", ameaça.
Embora a gravação pareça ter como objetivo acabar com as especulações sobre o estado de Bagdadi, não menciona os bombardeios contra líderes do EI. Fala, contudo, de acontecimentos ocorridos após a decisão anunciada na segunda-feira pelos jihadistas egípcios de Ansar Beit al Maqdes de jurar lealdade ao grupo liderado por Bagdadi.
Oficiais do Iraque e dos Estados Unidos deixaram claro que ninguém tem certeza sobre o paradeiro de Bagdadi.