Mundo

OMS anuncia fim do alerta para vírus epidêmico de Marburg em Uganda

Em 2012, uma epidemia de febre de Marburg matou uma dezena de pessoas entre 20 casos confirmados no país

Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 19:41
A Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou nesta quinta-feira (13/11) que Uganda está livre da febre hemorrágica provocada pelo vírus Marburg, depois de 42 dias sem o registro de nenhum novo caso. O anúncio confirma uma informação divulgada na terça-feira pelas autoridades locais. "O país está oficialmente livre do vírus epidêmico de Marburg", declarou Sarah Achieng Opendi, ministra ugandense da Saúde.

Um técnico hospitalar de um estabelecimento da capital, Kampala, faleceu em 28 de setembro vítima da doença, similar ao ebola, que afeta o oeste da África. Depois deste caso, uma centena de pessoas foi isolada e posta em vigilância, mas nenhum dos exames a que os suspeitos foram submetidos deu positivo.

O intervalo de 42 dias imposto pela OMS após o aparecimento do último caso confirmado para declarar um país livre da febre hemorrágica do Marburg corresponde a duas vezes o período máximo de incubação do vírus. No entanto, a organização detalhou, em um comunicado, que manterá uma vigilância particular.



O vírus de Marburg pertence à mesma família do ebola e está entre os agentes patogênicos mais virulentos nos seres humanos, acrescentou a OMS. Assim como o ebola, o Marburg se transmite por contato com fluidos corporais (sangue, sêmen, fezes, urina, saliva, vômitos, etc.) de uma pessoa contaminada.

Os infectados desenvolvem rapidamente febre alta, seguida de diarreia, vômitos e hemorragias severas. A taxa de letalidade do vírus Marburg varia de 25% a 80%, de acordo com a OMS. Em outubro de 2012, uma epidemia de febre de Marburg matou uma dezena de pessoas entre 20 casos confirmados em Uganda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação