Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 21:34
WASHINGTON- Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira o envio de 70 promotores a países dos Balcãs, Oriente Médio e norte da África para ajudar a "investigar e levar à justiça combatentes estrangeiros" procedentes da Síria.O secretário americano da Justiça em final de mandato, Eric Holder, fez o anúncio durante uma entrevista coletiva após uma reunião de trabalho com seus homólogos europeus.
"Com o apoio do Bureau Antiterrorista do Departamento de Estado, o ministério da Justiça enviou promotores federais e assessores a regiões-chave (...) para trabalhar com os países que tentam melhorar sua capacidade de investigar e levar à justiça combatentes terroristas estrangeiros", declarou Holder.
O ministro destacou que estes profissionais da Justiça darão "uma assistência crucial a nossos aliados para ajudá-los a perseguir aqueles que vêm da Síria".
A cooperação, que incluirá catorze países, envolverá "compartilhar informação, investigações, ações judiciais e combate ao extremismo violento".
Um alto funcionário do departamento de Justiça informou que a iniciativa enviará promotores à Albânia, Bósnia, Croácia, Kosovo e Sérvia, assim como a outros países não identificados do norte da Africa e Oriente Médio, "da Argélia e Marrocos até a África ocidental".
Estimativas do departamento americano de Estado, divulgadas em agosto, calculam em mais de 12 mil os combatentes estrangeiros na Síria, procedentes de 50 países.