Mundo

EUA envia promotores para ajudar nos processos contra jihadistas

O secretário americano da Justiça em final de mandato, Eric Holder, fez o anúncio durante uma entrevista coletiva após uma reunião de trabalho com seus homólogos europeus

Agência France-Presse
postado em 13/11/2014 21:34
WASHINGTON- Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira o envio de 70 promotores a países dos Balcãs, Oriente Médio e norte da África para ajudar a "investigar e levar à justiça combatentes estrangeiros" procedentes da Síria.

O secretário americano da Justiça em final de mandato, Eric Holder, fez o anúncio durante uma entrevista coletiva após uma reunião de trabalho com seus homólogos europeus.

"Com o apoio do Bureau Antiterrorista do Departamento de Estado, o ministério da Justiça enviou promotores federais e assessores a regiões-chave (...) para trabalhar com os países que tentam melhorar sua capacidade de investigar e levar à justiça combatentes terroristas estrangeiros", declarou Holder.



O ministro destacou que estes profissionais da Justiça darão "uma assistência crucial a nossos aliados para ajudá-los a perseguir aqueles que vêm da Síria".

A cooperação, que incluirá catorze países, envolverá "compartilhar informação, investigações, ações judiciais e combate ao extremismo violento".

Um alto funcionário do departamento de Justiça informou que a iniciativa enviará promotores à Albânia, Bósnia, Croácia, Kosovo e Sérvia, assim como a outros países não identificados do norte da Africa e Oriente Médio, "da Argélia e Marrocos até a África ocidental".

Estimativas do departamento americano de Estado, divulgadas em agosto, calculam em mais de 12 mil os combatentes estrangeiros na Síria, procedentes de 50 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação