Agência France-Presse
postado em 16/11/2014 12:28
Madri - O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz, advertiu neste domingo para o risco "real" de que a campanha de independência do governo catalão se traduza em violência. Um processo como o de independência na Catalunha, "por sua própria natureza, cria radicalismos, e todo radicalismo é, em si, negativo", declarou Fernandez Diaz, em entrevista ao jornal ABC.[SAIBAMAIS]"Negar a possibilidade de tal radicalização, juntamente com a frustração, pode levar à violência, é uma possibilidade que deve ser considerada", acrescentou. "Eu acredito que é um risco verdadeiro e real. Teremos de estar atentos, especialmente a pessoas que com suas iniciativas políticas estão gerando esta radicalização. A combinação de radicalização e frustração é muito perigosa", disse ele.
O presidente do governo da Catalunha, Artur Mas, prometeu avançar no projeto de independência após a realização há uma semana de uma consulta simbólica sobre esta questão.
O movimento de independência da Catalunha tem crescido nos últimos anos, apesar da oposição de Madri, alimentado pela crise econômica.