Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cabeleireiro chileno doa mais de 300 perucas para crianças com câncer

O projeto começou em 2009, após o próprio filho passar pelo tratamento de quimioterapia


A perda de cabelo, durante o tratamento contra o câncer, pode ser um golpe contra a autoestima dos pacientes. Para ajudar crianças e adolescentes que passam pelo tratamento em um hospital de Santiago, no Chile, um cabeleireiro resolveu combater o trauma doando perucas feitas no próprio salão.

Marcelo Avatte é conhecido pelos implantes capilares em homens e mulheres e, há cinco anos a frente de um projeto beneficente, ele já doou mais de 300 perucas. A iniciativa começou em 2009, quando o próprio Avatte viu o filho perder os cabelos durante o tratamento de quimioterapia.



Em outubro, o cabeleireiro doou perucas para duas meninas tratadas no Hospital Luis Calvo Mackenna. A pequena Alexandra Munoz, 5 anos, perdeu os cabelos durante as sessões de quimioterapia para tratar um tumor no cérebro.



Isidora Serrano, 14 anos, também perdeu os cabelos no tratamento contra um câncer nos ossos. No mesmo dia que recebeu o presente, a médica oncologista que a acompanha informou que os exames de sangue apresentavam melhoras ao tratamento.



Para a psicóloga Maria do Socorro Toscano, as perucas representam o renascer. Os pacientes vêm nelas a esperança de que o cabelo voltará e nascer. "É uma esperança que reanima e motiva a aceitação ao tratamento. Os medicamentos costumam debilitar muito, e deixa muita tristeza.".

A psicóloga lembra que alguns pacientes não aceitam as perucas com muita facilidade no início do tratamento e lembra que o apoio familiar é essencial neste processo.