Mundo

Rainha da Jordânia pede combate ao grupo Estado Islâmico para salvar o Islã

"Nosso silêncio é o melhor presente para os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI). Somos cúmplices de seu êxito em termos de imagem", disse a rainha

Agência France-Presse
postado em 18/11/2014 12:48

Abu Dhabi - A rainha Rania da Jordânia fez um apelo nesta terça-feira (18/11) ao mundo árabe para que não deixe o caminho livre aos extremistas islâmicos, que passam uma imagem muito negativa do Oriente Médio e do islã.

"Nosso silêncio é o melhor presente para os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI). Somos cúmplices de seu êxito em termos de imagem", disse a rainha. Rania fez a declaração durante a abertura de uma reunião anual dos meios de comunicação em Abu Dhabi, que reúne durante três dias profissionais da imprensa de vários países.

"O futuro do Oriente Médio e do islã depende do combate da coalizão internacional contra o EI, um combate que os moderados devem vencer". "Uma minoria de extremistas sem fé utiliza as redes sociais para reescrever nossa história e modificar nossa identidade", acusou.

"Pelo bem de cada um de nós, pelo islã e pelo mundo árabe, pelo futuro de nossos jovens, devemos escrever um novo relato de divulgá-lo ao mundo", afirmou a rainha Rania aos meios de comunicação árabes.

"Porque se não decidirmos o que é nossa identidade e o que será nossa herança, os extremistas o farão por nós", advertiu. A rainha da Jordânia destacou que a longo prazo, para acabar com o extremismo, será necessário investir em "educação de qualidade para todos, meninos e meninas, e na criação de empregos".



"A educação por si só não é a solução. Também precisamos de empregos", explicou, antes de recordar que o mundo árabe deve "criar 100 milhões de empregos até o ano 2020 para absorver os que chegam ao mercado de trabalho".

Os jihadistas do EI, conhecidos por cometer atrocidades nos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque, utilizam a internet como instrumento de propaganda. Nos últimos meses divulgaram vídeos de decapitações de reféns ocidentais e de soldados sírios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação