postado em 19/11/2014 09:44
Um casal britânico foi multado por um hotel, nesta semana, após escrever um comentário negativo sobre o estabelecimento no site TripAdvisor. O motorista aposentado Tony Jenkinson, 63 anos, e a esposa Jan, 64, descreveram o local como "um casebre fedorento e podre" depois de se hospedarem no Hotel Broadway, em Blackpool, na Inglaterra.
O casal pagou ; 36 (cerca de R$ 144) pela hospedagem e se deparou com uma surpresa ao ver a fatura do cartão de crédito: o valor cobrado era, na verdade, de ; 100 (cerca de R$ 400). Instigados, descobriram que a política do hotel era de cobrar por comentários "ruins". Uma cláusula no documento de reserva do hotel dizia que, para cada crítica negativa em qualquer site, o grupo poderia ser multado em até ; 100.
Para o especialista em Direito do Consumidor John Greenbank, a prática comercial é desleal. Segundo ele, o hotel violou os regulamentos das práticas de negociação. "Eu tenho trabalhado com normas do comércio há anos e nunca vi nada como isso", comentou, em entrevista ao Daily Mail.
Também em contato com o site britânico, um porta-voz do TripAdvisor disse "repugnar" a prática do hotel e avaliou a ação "completamente contra o espírito e as políticas do site". O casal Jenkinson procura um reembolso de ; 100 por meio da empresa de cartão de crédito. E o Hotel Blackpool não quis comentar o caso.