Mundo

Partido de Suu Kyi admite que opositora não disputará eleições de Mianmar

"Não podemos ganhar esta batalha política", declarou Nyan Win, porta-voz da Liga Nacional para a Democracia (LND), minoritária na Assembleia Nacional

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 13:07
Yangun - O partido da opositora birmanesa Aung San Suu Kyi admitiu que não tem condições de vencer a batalha para mudar a Constituição, que impede a ganhadora do prêmio Nobel da Paz de ser candidata à Presidência.

"Não podemos ganhar esta batalha política", declarou Nyan Win, porta-voz da Liga Nacional para a Democracia (LND), minoritária na Assembleia Nacional.

Aung San Suu Kyi está em campanha há vários anos para abolir a cláusula da Constituição que impede um cidadão casado com um estrangeiro ou com filhos de outra nacionalidade de disputar a Presidência.

O falecido marido da líder opositora era britânico, assim como seus dois filhos. O artigo em questão da Constituição, herdada da junta militar, é criticado porque muitos consideram que foi aprovado justamente para impedir que Suu Kyi se tornasse chefe de Estado.

Suu Kyi, de 69 anos, chegou a organizar uma grande campanha com milhões de assinaturas recolhidas em toda Mianmar.



Mas o presidente do Parlamento, Shwe Mann, descartou nesta quarta-feira qualquer alteração antes das eleições legislativas do fim de 2015, porque "é impossível mudar" a Constituição a tempo. O porta-voz da LND afirmou que Suu Kyi continuará lutando "dentro e fora do Parlamento".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação