Mundo

Cerca de 50 jihadistas franceses são mortos na Síria durante combate

Infelizmente, não estamos surpresos em saber que franceses ou residentes na França estão no centro dessas células e participam desta barbárie", acrescentou Valls

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 13:11
Beuavais - Cerca de 50 franceses que partiram para lutar na Síria junto a grupos jihadistas morreram em combate, informou o primeiro-ministro Manuel Valls, enquanto Paris identificou um segundo francês entre os executores do grupo Estado Islâmico.

"Sabemos o número de franceses, mais de mil, que fazem parte deste fenômeno" jihadista na Síria, indicou o primeiro-ministro.

"Também sabemos o número de franceses que morreram na Síria, cerca de cinquenta (...). Infelizmente, não estamos surpresos em saber que franceses ou residentes na França estão no centro dessas células e participam desta barbárie", acrescentou Valls.

Até o momento, o governo falava de "quarentena" mortos entre os franceses. Mas uma recontagem, realizada na segunda-feira, identificou 49 casos, informou à AFP uma fonte do governo.

"Isso reforça a nossa determinação de lutar contra o terrorismo", assegurou Valls. Um segundo francês, Mickael Dos Santos, de 22 anos, foi identificado nesta quarta-feira entre os carrascos que aparecem em um vídeo recente que mostra a decapitação de soldados sírios pelo grupo Estado Islâmico.



Dos Santos, de origem portuguesa, havia se convertido ao islamismo e partido para a guerra em 2013 para se juntar à jihad na Síria.

A França já havia confirmado na segunda-feira a presença, entre os carrascos, de Maxime Hauchard, de 22 anos, outro convertido que teria partido para a Síria em agosto de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação