Mundo

Turco que tentou matar João Paulo II quer encontrar Francisco

Mehmet Ali Agca tentou matar o Papa João Paulo II em 1981, as motivações para o crime nunca foram esclarecidas

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 15:13
Istambul - O turco que tentou matar o Papa João Paulo II em 1981, Mehmet Ali Agca, solicitou ao Vaticano um encontro com o seu sucessor Francisco durante sua visita à Turquia, no final do mês, informou nesta quarta-feira (19/11) a agência estatal Anatólia.

"Pedi ao Vaticano para conhecer o Papa Francisco, mas eu não recebi qualquer resposta", disse Agca em um comunicado. "Eu já encontrei um Papa, é bastante normal conhecer (Francisco) também", acrescentou.

Ex-militante de um grupo de extrema-direita turco, Mehmet Ali Agca tentou assassinar o Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, em Roma, ferindo-o gravemente no abdômen.

As motivações para o crime nunca foram esclarecidas. João Paulo II o visitou em sua cela na Itália dois anos depois do atentado.

[SAIBAMAIS]Depois de ter passado 19 anos na prisão na Itália, o turco foi extraditado em 2000 para seu país onde foi preso pelo assassinato do jornalista Abdi Ipekci, dois assaltos à mão armada e uma fuga da prisão - crimes cometidos na década de 1970. Ele foi libertado em 2010.

Em várias ocasiões, sua sanidade mental foi questionada.



O Papa Francisco visitará pela primeira vez a Turquia de 28 a 30 de novembro. Ele deve se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

Esta viagem deve se concentrar no pluralismo religioso e na convivência entre o Islã e o Cristianismo, o destino dos cristãos do Oriente e os refugiados da Síria e do Iraque, bem como a reconciliação com os ortodoxos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação