Mundo

FAO e OMS pedem esforços mundiais para erradicar desnutrição no planeta

Representantes de mais de 190 países presentes nesta conferência de três dias em Roma

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 17:01
Roma - A FAO e a OMS convocaram nesta quarta-feira (19/11), em Roma, políticos, cientistas, sociedade civil e setor privado a renovar os esforços para fixar metas mais ambiciosas e erradicar a desnutrição no planeta.

"Parte do nosso desequilibrado mundo ainda morre de fome e a outra parte engorda até a obesidade, ao ponto de a expectativa de vida voltar a diminuir", lembrou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) no início da segunda conferência internacional sobre nutrição (CIN2).

Representantes de mais de 190 países presentes nesta conferência de três dias - entre eles vários ministros - adotaram na manhã desta quarta-feira (19/11) a "Declaração de Roma" sobre a alimentação e um "Marco de Ação", que inclui 60 recomendações para lutar contra a desnutrição, as carências alimentares e a obesidade.

[SAIBAMAIS]"Temos que ir além. Nossa responsabilidade é transformar estes compromissos em resultados concretos. Espero que nesta conferência anunciemos objetivos que vão além dos que foram fixados", insistiu o brasileiro José Graziano da Silva, diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).



Os debates e as mesas redondas prosseguirão até sexta-feira (21/11) na sede da FAO em Roma, onde o papa Francisco é esperado na manhã de quinta (18/11).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação