Mundo

Londres não acredita em acordo nuclear com o Irã até segunda-feira

Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha) iniciaram nesta quarta-feira (24/11) negociações sobre o programa nuclear da República Islâmica

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 17:06
Riga - A Grã-Bretanha não está otimista quanto à possibilidade de um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear até segunda-feira (24/11), mas ainda considera possível adiar este prazo, declarou nesta quarta-feira (19/11) em Riga o chefe da diplomacia britânica, Philip Hammond.

"Eu não estou otimista em relação à possibilidade de concluir a questão na segunda-feira (24/11), mas acredito que, se fizermos alguns avanços significativos, poderemos encontrar uma maneira de estender o prazo para chegar a um acordo final", afirmou o ministro das Relações Exteriores após um encontro com o seu colega letão Edgars Rinkevics.

O Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha) iniciaram nesta quarta-feira (24/11) negociações sobre o programa nuclear da República Islâmica, que, a princípio, devem ser concluídas antes do dia 24 de novembro.

[SAIBAMAIS]"Queremos fortemente ver um acordo concluído com o Irã, mas nós não queremos um mau acordo. É melhor não ter acordo do que um mau acordo. O bom acordo com o Irã deve nos dar a garantia de que o programa de Teerã será orientado apenas para fins civis, que não terá uma dimensão militar e que a capacidade de enriquecimento do Irã será limitada a um nível que não represente ameaça em termos militares", acrescentou Hammond.



"É necessário que haja uma flexibilidade considerável por parte dos negociadores iranianos nos quatro ou cinco dias que virão para se chegar a este acordo", disse ele. "A recompensa é muito importante: a redefinição das relações entre o Irã e o Ocidente, se conseguirmos este acordo", ressaltou o chefe da diplomacia britânica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação