Mundo

Homens uniformizados atiram contra comboio da OSCE no leste da Ucrânia

Os veículos da OSCE são, geralmente, claramente identificados como tal, com o nome da organização escrito em preto sobre a carroceria branca

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 08:52
Kiev - Observadores da OSCE, encarregados de supervisionar a implementação da trégua entre Kiev e os separatistas pró-russos, foram alvos de disparos no leste da Ucrânia, onde mais de mil pessoas morreram desde a entrada em vigor deste cessar-fogo.

O incidente, o primeiro do tipo a ser relatado, ocorreu na quarta-feira (19/11) em uma área sob o controle do Exército ucraniano, 15 km a oeste de Donetsk - reduto dos separatistas pró-russos - e não causou vítimas, segundo a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Foi a primeira vez que os observadores foram alvo de disparos deliberados no conflito, disse à AFP Michael Nociurkiw, porta-voz da missão de observação especial na Ucrânia, que não soube precisar a origem dos disparos. "Queremos ir ao fundo deste caso", disse o funcionário, reafirmando que os observadores precisam de "um acesso seguro e sem obstáculos" às zonas de combate.

De acordo com a OSCE, dois veículos da organização viajavam para Donetsk quando, com a aproximação de um caminhão que transportava "uma grande caixa de madeira verde" de 80 metros, foram atacados a tiros por um dos homens no caminhão.

"Um dos soldados levantou-se e deu dois tiros na direção do comboio da OSCE. As balas passaram a cerca de dois metros do segundo veículo da OSCE", indicou a organização em seu relatório diário. "Em razão de preocupações com a sua segurança, o SMM (missão especial de observação na Ucrânia) deixou a área imediatamente."

O porta-voz da missão de observação na Ucrânia, Michael Bociurkiw, garantiu que a organização "irá até o fim deste caso", lembrando ainda a exigência de "um acesso seguro e sem obstáculos" para os observadores.

Os veículos da OSCE são, geralmente, identificados com facilidade, graças ao nome da organização escrito em preto sobre a carroceria branca. Sobre esse incidente, o Exército ucraniano acusou os separatistas de camuflarem o caminhão com o objetivo de culpar as tropas leais ao governo pelos disparos.

Atualmente, a OSCE tem 272 observadores mobilizados na Ucrânia. A missão dos observadores consiste em supervisionar o cessar-fogo concluído em 5 de setembro entre o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos no leste do país. O acordo tem sido violado diariamente há semanas.

Segundo o Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas, de 5 de setembro a 18 de novembro 957 pessoas morreram (838 homens, 119 mulheres), uma média de 13 vítimas por dia, na região.

O número de deslocados também "está em forte aumento, passando de 257.489 em 18 de setembro para 466.829 em 19 de novembro". No total, desde o início do conflito - em abril - mais de 4.300 pessoas morreram neste conflito.

Nesta quinta-feira (20/11), os rebeldes anunciaram a morte de um de seus combatentes, enquanto o Exército ucraniano registrou seis feridos.

Na região de Lugansk, outro reduto separatista, uma enfermeira de 58 anos morreu e outro civil ficou ferido no bombardeio a uma aldeia, segundo um porta-voz das autoridades regionais.

O vice-presidente americano, chegou a Kiev nesta quinta-feira (20/11) para uma visita na qual abordará o tema de uma eventual provisão, pelos Estados Unidos, e meios militares não letais suplementares para as formas ucranianas.

Biden deve reunir-se com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e o premier, Arseni Yatseniuk. A visita coincide com o primeiro aniversário do início das manifestações na Praça Maidan - também conhecida com Praça da Independência - que levaram à queda do presidente Viktor Yanukovytch, aliado da Rússia, que em reação anexou a península da Crimeia, dando origem ao conflito no leste.

A OSCE tem sido questionada por ambas as partes. A Rússia, acusada pelas potências ocidentais de apoiar militarmente os separatistas, afirmou que os observadores apoiam o governo ucraniano dando informações sobre os movimentos das tropas rebeldes ou ocultando as violações do cessar-fogo por parte das tropas do Exército.



O governo ucraniano, por sua vez, acusa a OSCE de ter revelado as posições de suas tropas em várias ocasiões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação