Mundo

Centenas de pessoas protestam por morte de estudantes no México

Polícia montou esquema de segurança para prédios públicos e estabelecimentos comerciais da capital, onde acontecerão três passeatas

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 16:23
México - Centenas de pessoas iniciaram nesta quinta-feira perto do aeroporto internacional da Cidade do México mais uma série de protestos pelo desaparecimento e possível massacre de 43 estudantes há quase dois meses.

A polícia montou um esquema de segurança para os prédios públicos e estabelecimentos comerciais da capital, onde acontecerão três passeatas que terão como ponto de encontro a emblemática Praça Zócalo. Os pais dos estudantes desaparecidos também devem participar do ato.

[SAIBAMAIS]Os pais dos estudantes organizaram esta série de protestos na capital e em outras cidades do país para exigir do governo uma explicação para seu desaparecimento e uma solução para o caso.

A crise começou quando 43 estudantes de Ayotzinapa (Guerrero, sul) desapareceram no dia 26 de setembro na cidade de Iguala, no estado de mesmo nome, depois de terem sido atacados por policiais corruptos e por traficantes sob as ordens do prefeito local, ligado ao Cartel Guerreiros Unidos.



Para piorar a situação, a Procuradoria Federal afirmou que os traficantes detidos haviam revelado que os 43 jovens tinham sido assassinados e seus corpos, incinerados e jogados em um rio.

O dia de protestos levou o governo a cancelar o desfile cívico e militar que seria realizado nesta quinta-feira em ocasião do aniversário da Revolução

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação