Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama oferece sistema mais justo para regularizar 5 milhões de imigrantes

As novas medidas não se aplicam às pessoas que entraram no país recentemente, nem às que viajarem aos Estados Unidos no futuro, e também não garante a cidadania americana



"Obrigada (a Obama) por agir com relação à imigração diante da inação (do Congresso). Agora vamos nos concentrar em uma reforma permanente negociada pelos dois partidos", disse Hillary em uma nota.

Uma reforma completa de todo o sistema migratório foi uma promessa central da campanha de Obama para sua reeleição, em 2012.

A proposta motivou na época uma mobilização poucas vezes vista da comunidade hispânica nos Estados Unidos, que foi fundamental para que Obama conquistasse um segundo mandato.

Em frente à Casa Branca e apesar das baixas temperaturas, grupos de ativistas, imigrantes e cidadãos americanos se reuniram com tablets nas mãos para acompanhar o discurso de Obama, assim como ocorreu em outras cidades do país.

"Cinco milhões de membros de nossa comunidade foram salvos", gritou eufórico Gustavo Torres, presidente da associação pró-imigrante Casa Maryland.