Mundo

Espiã russa presa na Alemanha é libertada e retorna ao país de origem

Heidrun Anschlag foi condenada a 5 anos de prisão em 2013 por espionagem para a KGB

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 08:36
Berlim - Uma espiã russa condenada à prisão em 2013 junto a seu marido na Alemanha foi recentemente libertada antes de concluir sua pena, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação alemães, que citam uma possível troca de agentes.

Esta mulher de 48 anos, conhecida sob o codinome de Heidrun Anschlag (atentado), foi solta há dois dias e deixou a Alemanha para voltar à Rússia, enquanto seu marido, Andreas, 53, permanece detido, informaram a revista Focus e a agência DPA.

Segundo a Focus, a libertação prematura da mulher poderia fazer parte de uma troca de prisioneiros entre Rússia e Alemanha.



Heidrun Anschlag foi condenada em julho de 2013 a 5 anos e meio de prisão por um tribunal de Stuttgart, enquanto seu marido, Andreas, pegou 6 anos e meio, ambos por espionagem para a KGB - os serviços de Inteligência da União Soviética - e para seu sucessor russo, o SVR.

A dupla obtinha informações sobre estratégia militar e política da União Europeia e da Otan, principalmente através de um contato dentro do ministério das Relações Exteriores da Holanda.

Os documentos eram colocados em locais ermos, e recuperados por funcionários do consulado russo em Bonn.

A dupla foi detida em outubro de 2011, quando grampeava mensagens criptografadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação