Mundo

Scotland Yard desmantelou pelo menos quatro complôs terroristas em 2014

Segundo o chefe da unidade de contraterrorismo da Scotland Yard, a Grã-Bretanha realizou em 2014 um total de 271 detenções dentro da luta antiterrorista

Agência France-Presse
postado em 24/11/2014 08:08
Londres - A polícia britânica desmantelou "quatro ou cinco complôs terroristas" em 2014, contra apenas um, em média, nos anos anteriores, informou no domingo o chefe da Scotland Yard em meio a uma campanha para sensibilizar a população. "Nos últimos anos, a média era de um por ano. Neste já são quatro ou cinco", afirmou à BBC Bernard Hogan-Howe. "Constatamos mudanças na frequência e na gravidade dos complôs", disse, antes de destacar a "inquietação crescente com os lobos solitários".

Segundo o chefe da unidade de contraterrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley, a Grã-Bretanha realizou em 2014 um total de 271 detenções dentro da luta antiterrorista.

Leia mais notícias em Mundo

Na semana passada, três homens suspeitos de planejar atos terroristas foram indiciados pela justiça. A imprensa informou que eles desejavam decapitar uma pessoa no Reino Unido, onde o nível de alerta de segurança foi elevado para "grave" no fim de agosto, ante a ameaça de atentados vinculados ao jihadismo na Síria e no Iraque. O governo planeja novas medidas de combate aos grupos extremistas, incluindo a proibição do pagamento de resgates pelas seguradoras.

A Scotland Yard calcula em mais de 500 o número de britânicos que deixaram o país para combater ao lado de grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI). A polícia teme que os extremistas possam planejar atentados em seu retorno ao Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação