Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama anuncia renúncia de secretário da Defesa, Chuck Hagel

Esta mudança ocorre após a derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato de 4 de novembro, que deixaram os republicanos no controle do Congresso



Esta mudança ocorre após a derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato de 4 de novembro, que deixaram os republicanos no controle do Congresso. O líder do Partido Democrata no Senado, Harry Reid, destacou que "Hagel foi o primeiro veterano do Vietnã e soldado alistado a tornar-se secretário de Defesa. Seu legado de serviço a nosso país nas Forças Armadas, como senador e secretário de Defesa é impecável".

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca indicou que segunda-feira que Hagel falou sobre sua saída com Obama em outubro e que essas discussões duraram "várias semanas".

Ele lembrou que Hagel precisou enfrentar um "intenso período de transição com a retirada (dos soldados americanos) do Afeganistão (...) e escolhas orçamentárias difíceis". Quando era senador, Hagel votou a favor da invasão do Iraque em 2003, mas posteriormente passou a criticar a forma como a administração americana conduzia o conflito.