Mundo

Comandante da Otan Philip Breedlove faz visita a Ucrânia

Breedlove também deve se reunir com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 11:47
Kiev - O comandante-em-chefe da Otan, o general americano Philip Breedlove, se reuniu nesta quarta-feira (26/11) em Kiev com primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk, que reiterou o desejo da Ucrânia de aderir à Aliança Atlântica. Breedlove também deve se reunir com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e após a reunião participará de uma coletiva de imprensa.

General reiterou o desejo da Ucrânia de aderir à Aliança Atlântica

[SAIBAMAIS]Após a anexação russa da Crimeia e desde o início do conflito no leste da Ucrânia, uma parte muito importante da opinião pública ucraniana é a favor da adesão do país à Otan. A coalizão pró-ocidental que foi formada no Parlamento após as eleições em outubro prometeu alterar a legislação que define a Ucrânia como um país não-alinhado.

A perspectiva de adesão da Ucrânia à Otan é contestada pela Rússia, que quer manter o país em sua esfera de influência. O fervor pró-Otan da Ucrânia é recebido com ceticismo no Ocidente, mesmo entre os países mais favoráveis a Kiev.



Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, descartou a adesão da Ucrânia à Otan. Durante a visita do comandante da Otan, a Rússia anunciou o envio de 14 caças para a Crimeia, território ucraniano anexo em março deste ano. Dez caças Su-27 e quatro Su-30 M2 foram enviados para a região de Krasnodar, no sul da Crimeia, anunciou a agência de notícias russa TASS. Os aviões devem pousar no aeroporto de Belbek, em Sebastopol, porto da Frota russa do Mar Negro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação