Mundo

Rússia: passageiros empurram avião congelado para ajudar na decolagem

O sistema de freio do avião congelou nesta terça-feira (25/11), e o reboque não conseguiu empurrar o avião até a pista de decolagem

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 17:24
[VIDEO1]

Moscou - Os passageiros de um avião tiveram que empurrar a nave em que viajariam para que ela pudesse decolar do aeroporto da pequena cidade de Igarka, na Sibéria Ocidental, Rússia. O trem de pouso da aeronave congelou devido às temperaturas congelantes da região, situada além do Círculo Polar Ártico.

O sistema de freio do avião Tupolev 134 congelou nesta terça-feira (25/11), e o reboque não conseguiu empurrar o avião até a pista de decolagem, informaram autoridades russas. "Os passageiros que estavam a bordo desceram do avião e começaram a empurrá-lo pela pista", explicou em comunicado a divisão encarregada de transportes do Ministério Público russo.

Num vídeo filmado por um dos passageiros e postado na internet é possível ver cerca de 20 homens usando casacos pesados empurrando o Tupolev 134 pela pista, coberta de gelo, enquanto o sol começa a se pôr.



"Vamos lá! Todo mundo quer ir pra casa", gritam os homens, aparentemente bem humorados, sob um frio de -52; Celsius em Igarka. O avião, que pertence à empresa Katekavia e que transportava 81 pessoas, chegou a Krasnoyarsk (centro da Sibéria) após três horas de voo, sem grandes atrasos.

Segundo o diretor técnico da Katekavia, Vladimir Artiomenko, citado pela imprensa russa, o incidente pode ter sido causado pela inexperiência do condutor do reboque, que não pensou em colocar correntes das rodas do veículo para poder avançar facilmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação