Agência France-Presse
postado em 01/12/2014 20:41
Bagda - Jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) mataram na manhã desta segunda-feira 16 guardas fronteiriços em um ataque no oeste do Iraque, anunciou um funcionário local de alto escalão."Dezesseis guardas fronteiriços, entre eles um oficial, morreram e outros quatro ficaram feridos em um ataque contra o quartel-general em Al-Walid, na fronteira síria", disse Faleh al-Isawi, vice-chefe do conselho da província de Al-Anbar.
Isawi informou que o ataque aconteceu às 06H00 da manhã (01H00 no horário de Brasília).
Um comandante da força fronteiriça e um oficial da polícia confirmaram o balanço de mortos.
O posto de fronteira de Al-Walid é um dos mais isolados do país e está localizado perto da localidade mais ocidental da província de Al-Anbar, onde se encontram as fronteiras do Iraque, Síria e Jordânia.
Esta província foi quase totalmente tomada pelo EI, que conquistou amplas zonas do território iraquiano desde o lançamento de sua ofensiva no mês de junho.
Em Bald, 70 km ao norte de Bagdá, nove milicianos xiitas foram mortos em combates entre domingo e segunda-feira, e três civis faleceram atingidos por um tiro de morteiro nas últimas horas, segundo a polícia e fontes médicas.
Em Touz Khourmatou, 160 km ao norte de Bagdá, ao menos quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas em uma explosão, segundo o prefeito da cidade, Shellal Abdoul.