Mundo

Polícia investiga causas de incêndio que destruiu igreja na Índia

Desde que o partido nacionalista de extrema-direita Bharatiya Janata subiu ao poder em maio, cresceram os temores de uma polarização religiosa

Agência France-Presse
postado em 02/12/2014 11:12
A polícia informou nesta terça-feira (2/12) que está investigando as causas de um incêndio que destruiu uma igreja na capital da Índia, enquanto centenas de cristãos tomaram as ruas para protestar contra o que consideram um ataque intencional.

Um porta-voz da comunidade disse que, depois do incêndio ocorrido na segunda-fera, dos restos da igreja de São Sebastião, um dos maiores templos cristãos de Nova Délhi, emana um forte odor de combustível.

"Foi um ataque deliberado. Não sabemos quem cometeu, mas foi bem planejado", assinalou Savarimuthu Sankar, representante da Arquidiocese de Nova Délhi. O porta-voz acrescentou que a fonte de alimentação elétrica está intacta, por isso o incêndio não pode ser atribuído a um curto-circuito.


A polícia assinalou que foram registrados vários casos de incêndios provocados por atos de vandalismo e disse que estão interrogando várias pessoas, inclusive o segurança da igreja. O arcebispo Anil Couto declarou que a polícia formou uma equipe especial para investigar os fatos.

Desde que o partido nacionalista de extrema-direita Bharatiya Janata subiu ao poder em maio, cresceram os temores de uma polarização religiosa. Na Índia, que tem 1,2 bilhão de habitantes, 2,3% da população é de cristãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação