Mundo

Em reunião, ministros da Otan expressam firme apoio à Ucrânia

Ao final deste primeiro encontro, os ministros condenaram "com firmeza a deliberada desestabilização por parte da Rússia no leste ucraniano"

Agência France-Presse
postado em 02/12/2014 12:51
Os ministros das Relações Exteriores da Otan reunidos nesta terça-feira (2/12) com o objetivo de reforçar a presença da Aliança nos países membros do leste, expressaram seu firme apoio à Ucrânia e pediram que a Rússia também apoie os esforços de paz.

"Em um mundo em mutação, precisamos manter uma Otan forte para fazer frente aos desafios, no Leste como no Sul", afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.

A Ucrânia, mergulhada em um conflito interno que já deixou mais de 4.000 mortos desde abril passado, depois que a Rússia anexou a península da Crimeia, foi o principal assunto da agenda de trabalho dos ministros.

Ao final deste primeiro encontro, os ministros condenaram "com firmeza a deliberada desestabilização por parte da Rússia no leste da Ucrânia".

A escalada militar russa na região com material militar russo fornecido aos rebeldes pró-russos do leste da Ucrânia tem sérias consequências para a estabilidade e a segurança de toda a região Euro-Atlântica, indicaram. "A Rússia deve utilizar sua influência junto ao separatistas para garantir que acatem o cessar-fogo", acrescentam no comunicado oficial.



Outro ponto da agenda é a criação de uma força expedicionária ou de deslocamento rápido, interina, para fazer frente às ameaças imprevisíveis contra a Aliança.

Em setembro, durante a cúpula de Gales, os 28 membros da Otan acertaram criar uma Força de Mobilização Rápida de 4 mil mimbros até 2016, uma espécie de ponta de lança da Força de Reação Rápida da Aliança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação