Jornal Correio Braziliense

Mundo

Adeptos do EI são autores de ataque contra dinamarquês na Arábia Saudita

O governo dinamarquês confirmou que um dos cidadãos ficou ferido por disparos em Riad, no final de novembro

Um meio de comunicação vinculado ao grupo Estado Islâmico publicou um vídeo no qual reivindica o disparo no mês passado contra um cidadão dinamarquês por parte de seguidores desta organização jihadista na Arábia Saudita, revelou nesta terça-feira (2/12) o grupo americano de vigilância de sites islamitas SITE.

A Dinamarca confirmou que um de seus cidadãos ficou ferido por disparos em Riad, capital da Arábia Saudita, em 22 de novembro.

O vídeo de três minutos, divulgado na segunda-feira pela Al-Batar, começa com uma mensagem atribuída ao líder do EI, Abu Bakr al-Bagdadi, que afirma que os líderes sauditas "não estarão mais seguros ou em paz", seguido de um apelo do porta-voz da organização, Abu Mahamed al-Adnani, para atacar ocidentais.

"Se não conseguir (matá-los), queime suas casas, seus veículos, suas lojas ou suas colheitas, ou ao menos cuspa em suas caras", afirma a voz atribuída ao porta-voz deste grupo, conhecido por suas atrocidades nos territórios sob seu controle no Iraque e na Síria.

Uma sequência do vídeo mostra posteriormente um indivíduo atirando pela janela do banco traseiro de um veículo contra outro carro branco em uma estrada de uma zona desértica. O motorista do segundo veículo é identificado como o cidadão dinamarquês Thomas Hopner.


O porta-voz do ministério do Interior, o general Mansur al-Turki, indicou à AFP que a investigação sobre este ataque prosseguia, mas que nenhum suspeito foi detido. "Nunca descartamos razões possivelmente vinculadas ao terrorismo", acrescentou.

A Dinamarca foi parte da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que bombardeia posições do EI na Síria e no Iraque.