Mundo

Esposa de Alan Gross faz apelo a Obama após cinco anos de detenção

Em um apelo dramático, Juddy Gross pede que Barack Obama atue para conseguir a liberação do marido detido em Cuba

Agência France-Presse
postado em 03/12/2014 10:47
Washington - A esposa de Alan Gross, um cidadão americano detido em Cuba, fez nesta quarta-feira um dramático apelo para que o presidente Barack Obama atue para conseguir sua libertação antes que seja muito tarde, ao completar cinco anos de prisão.

"Alan decidiu que não suportará outro ano como prisioneiro em Cuba, e temo que tenhamos chegado ao fim", expressou Judy Gross em um comunicado, acrescentando que "é hora de o presidente Obama trazer Alan de volta aos Estados Unidos; do contrário será muito tarde".

Gross foi preso em 3 de dezembro de 2009 em Havana sob a acusação de distribuir sofisticados equipamentos de comunicação num momento em que atuava como funcionário terceirizado da Agência Americana de Ajuda ao Desenvolvimento (USAID).

Leia mais notícias em Mundo

Em março de 2011 foi condenado a 15 anos de prisão por atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado. Desde então, sua família pede incessantemente que o governo de Obama interceda para conseguir sua libertação e retorno aos Estados Unidos.

"Já basta. Meu marido pagou um preço terrível por servir ao seu país e a sua comunidade", expressou Judy Gross em um comunicado distribuído pelo advogado da família nos Estados Unidos.

De acordo com os advogados, em julho Gross se despediu de sua esposa e filha e desde então se recusou a vê-las novamente como prisioneiro.

Mais recentemente, Gross também se negou a receber a visita dos funcionários do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana, em protesto pela falta de ação por parte do governo para obter sua libertação.

O governo em Havana sugeriu tratar a situação de Gross em um diálogo que também contemple o destino de três agentes cubanos presos que cumprem condenação em prisões americanas, mas Washington nega-se a negociar uma troca de detidos.

Para a porta-voz do departamento de Estado, Marie Harf, "a libertação (de Gross) permanece como uma prioridade para os Estados Unidos".

De acordo com Harf, o fato de Gross seguir detido "representa um obstáculo significativo para uma relação bilateral mais construtiva".

Os Estados Unidos utilizam "canais diplomáticos para pressionar por sua libertação, tanto pública quanto privadamente, e continuarão fazendo isso", acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre estas iniciativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação