Mundo

Usuário de drogas é eleito prefeito da cidade do Papa João Paulo II

"Eu declarei que consumia drogas e mantenho minha palavra", afirma o prefeito

Agência France-Presse
postado em 03/12/2014 14:00
Professor de Direito, filósofo, ativista e usuário declarado de drogas, Mateusz Klinowski foi eleito prefeito de Wadowice, uma cidade polonesa de 20.000 habitantes e conhecida por ser a cidade natal do Papa e santo João Paulo II.

Klinowski, de 36 anos, líder do comitê local da Iniciativa Wadowice Livre, venceu no domingo (30/11) sua adversária Ewa Filipiak, que ocupou por 20 anos a prefeitura da cidade onde nasceu Karol Wojtyla, no sul da Polônia. Ele venceu a disputa no segundo turno com 57% dos votos.

"Eu declarei que consumia drogas e mantenho minha palavra", declarou à AFP Klinowski, sem indicar quais eram as substâncias.



"É preciso acabar com a hipocrisia onipresente. É preciso admitir que autoridades às vezes consomem drogas", explicou Klinowski, que participa há anos de um movimento pela descriminalização das drogas na Polônia. Karol Wojtyla nasceu em Wadowice em 18 de maio de 1920, em um apartamento de dois cômodos localizado na praça central da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação