Mundo

Pentágono destaca que forças dos EUA e Irã operam em zonas diferentes

Segundo um funcionário da Defesa, tanto Washington quanto Teerã querem evitar confrontos ou acidentes que possam gerar uma crise internacional

Agência France-Presse
postado em 03/12/2014 20:12
Os recentes ataques da aviação iraniana contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque ocorreram em zonas do leste do país onde não operam as forças dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira o Pentágono, sugerindo a existência de um acordo entre os dois países para enfrentar um inimigo comum.

Altos funcionários do departamento de Defesa assinalaram que os ataques com aviões Phantom F-4 iranianos realizados no final de semana passado ocorreram com parte de um acordo acertado com as forças americanas sobre atuação em zonas diferenciadas no Iraque.

"Ocorreu na província oriental de Diyala", disse o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono, sobre o ataque aéreo iraniano contra o EI. "Nós não temos qualquer atividade aérea lá".

"Foi a primeira vez que observamos isto", declarou Warren aos jornalistas sobre o ataque aéreo iraniano contra o Estado Islâmico.

Segundo um funcionário da Defesa, tanto Washington quanto Teerã querem evitar confrontos ou acidentes que possam gerar uma crise internacional.

A coalizão liderada pelos Estados Unidos está disposta a tolerar a presença de assessores militares e aviões iranianos nas províncias do leste e do sul do Iraque, onde a população xiita é majoritária.

"Há um entendimento tácito de que não vamos operar no mesmo espaço", disse à AFP o funcionário da Defesa, que pediu para não ser identificado.

O Exército iraniano trabalha no terreno apoiando as milícias xiitas e unidades do Exército iraquiano, mas é a primeira vez que sua aviação ataca o EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação