Mundo

China promete acabar com retirada dos órgãos de presos executados

A tradição chinesa diz que os mortos devem ser enterrados sem sofrer nenhuma mutilação e poucas pessoas aceitam que um parente falecido tenha os órgãos retirados

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 08:45
A China deixará de extirpar os órgãos dos prisioneiros executados, informa a imprensa, mas esta não é a primeira vez que o governo promete abolir a prática, muito criticada pelos defensores dos direitos humanos.

A partir de 1 de janeiro, o país "deixará por completo de recorrer" à extração dos órgãos dos executados para abastecer os hospitais, afirmou Huang Jiefu, diretor do Comitê Chinês de Doação dos Órgãos, citado pelo jornal Nanfang Dushibao. Ele afirmou ainda que o país terá apenas a doação voluntária.

Huang Jiefu, que já foi vice-ministro da Saúde, afirmou que a cada ano 300 mil pessoas precisam na China de um transplante urgente, mas acontecem apenas 10 mil operações. Para cada um milhão de chineses, apenas 0,6 é doador de órgãos, destacou Huang.

Segundo a tradição chinesa, os mortos devem ser enterrados sem sofrer nenhuma mutilação e poucas pessoas aceitam que um parente falecido tenha os órgãos retirados.



Com a falta de órgãos para transplantes, boa parte das cirurgias são feitas com órgãos de executados, geralmente sem o consentimento das famílias, segundo as organizações de defesa dos direitos humanos, o que o governo nega. As autoridades chinesas já prometeram diversas vezes acabar com a prática, sem sucesso.

A China, o país com o maior número de execuções no mundo, aplicou a pena capital em 2,4 mil pessoas no ano passado, segundo a ONG Dui Hua, que tem sede nos Estados Unidos. Pequim não divulga um balanço oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação