Mundo

Irmã do líder da Coreia do Norte deve viajar à Coreia do Sul

Esta será a primeira visita de um membro da família do líder Kim Jong-Un à Coreia do Sul

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 09:42
A Coreia do Norte propôs enviar a irmã do líder Kim Jong-Un, uma figura cada vez mais influente, à Coreia do Sul para participar de um festival cultural particular, anunciou nesta quinta-feira (4/12) o organizador do evento.

Se a viagem de Kim Yo-Jong, a irmã de Kim Jong-Un, for concretizada, será a primeira visita de um membro da família do líder norte-coreano à Coreia do Sul. No entanto, o ministério sul-coreano da Reunificação disse que tinha dúvidas sobre a realidade desta proposta.

O nome de Kim Yo-Jong figura em uma lista de pessoas norte-coreanas autorizadas a assistir a um festival dedicado à cultura e à gastronomia previsto para março, disse à AFP Dongbang Youngman, organizador do encontro. "Foi confirmado que a pessoa Kim Yo-Jong que figura na lista é a irmã do líder", declarou Dongbang, que indicou ter enviado esta lista ao ministério da Reunificação.

Qualquer pessoa que queira cruzar a fronteira entre as duas Coreias deve receber a autorização deste ministério. "Somos céticos acerca da autenticidade destes documentos e esperamos mais provas concretas antes de decidir", declarou um porta-voz do ministério, que explicou que os papeis não tinham o formato habitual.


Há poucos dias, a imprensa norte-coreana revelou que Kim Yo-Jong havia sido designada para um cargo muito importante no Partido dos Trabalhadores da Coreia, que governa a Coreia do Norte. Kim Yo-Jong, que teria 26 anos, foi designada "diretora adjunta do departamento" no comitê central do partido.

A primeira aparição pública de Kim Yo-Jong foi em dezembro de 2011, quando participou do funeral de seu pai, Kim Jong-il, filho de Kim Il-sung, fundador da primeira dinastia comunista da história. A família Kim governa a Coreia do Norte desde o fim da guerra com a Coreia do Sul, em 1953, ano em que Kim Il-Sung foi nomeado secretário-geral do partido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação